Saturday, June 28, 2008

Wes Anderson

Tal como a minha mãe pontapeava sopa pela boca a dentro do seu contrariado filho, também eu impinjo Wes Anderson às mentes dos meus amigos. Sei que a médio prazo me agradecerão.

"No outro dia, no escritório, estava toda a gente a falar do Life Aquatic" - disse-me um vergado Matos e Silva que, meras duas semanas antes, regou de protestos o visionamento do filme em minha casa. E eis que subitamente se viu menos ignorante graças a uma amizade comigo que, bastas vezes, lhe deve parecer de utilidade dúbia. Mas eis que o médio se torna curto. Prazo, claro está.

Os filmes de Wes Anderson e cia. (imperativo deixar aqui o nome de Owen Wilson) não estão aquém de deliciosos (sim, a minha escala avaliativa contem um delicioso, bem perto do topo). Ter Bill Murray como personagem secundária não é para quem quer. Refraseando: Ter Bill Murray não é para quem quer.

Life Aquatic with Steve Zissou é muito bom. The Royal Tenenbaums é divinal. Rushmore é, se a memória não me falha, aprazível. O último que vi, The Darjeeling Limited, cimentou-o na minha mente como cineasta de culto.
São todos filmes de enredo aparentemente simples (ou quanto muito com uma premissa central bem definida), mas pedem uma abertura ao pormenor que a maioria não está predisposta a oferecer. Their loss.


Por falar em filmes, vou voltar para o sofá, de onde me levantei para escrever isto, e onde me encontrava a ler o Efeitos Secundários do Woody Allen - editado em 1980, ou seja, tudo contos escritos antes de eu nascer. Sinto-me esmagado pela genialidade que nos precede, inclusive nas técnicas milenares dos mestres sopistas.

Tourada

Tenho bastantes amigos aficionados. No entanto, nunca nutri especial interesse pela tourada. Gosto, sim, de ver a pega. Se tal se deve à minha natureza mórbida ou apenas a um extremo apreço pela coragem alheia, não sei. No entanto, se um dia me perguntassem se queria entrar na arena para pegar, responderia: quase tanto quanto pedir ao touro que se mantenha quieto um breve instante enquanto lhe prego uma sôfrega lambidela do escroto à cauda.

Dito isto, vou lanchar.

Tuesday, June 24, 2008

Notícia Quente!

Acabei de ler no JN que, e passo a citar:

"blá blá blá ...o estudo, coordenado por Anália Torres, notou também ...blá blá blá"

E eis que a minha mente desenhou automaticamente o retrato-robot de Anália, nome que até hoje cometi o pecado capital de desconhecer:



Concerto: Rodrigo Leão


Rodrigo Leão 05.06.08 @ Claustro Jerónimos

parecer: Staline's 1 thumb up!


Local fresco, mas único. Bom som, bom set list, bom concerto.

Num concerto dos Tokyo Hotel...

Wednesday, June 18, 2008

Gabriel Alves

Após uma semana na Suiça a ver o Europeu de futebol, nada melhor do que o jantar anual com o senhor futebol, Gabriel Alves. Foi hoje, foi agradável e, como sempre, foi escaldante. Espera-se a presença de Paulo Futre num próximo evento.