Sunday, January 20, 2008

voçes tambem perderem



Desde aquela breve ode mágica que citei vezes sem conta durante a minha juventude que não ouvia alguém falar neste tempo verbal. Chamar-lhe-emos Pretérito Perfeitamente Labrego. Tecnicamente, a supracitada ode possuía o formato mais reduzido possível, uma mera estrofe, e era algo como:


Fugem, fugem, que eles piquem.
Serem cinco e andem aos pares.


Mas de lá para cá a qualidade prosaica do artista popular vem decaíndo drasticamente, tendo hoje atingido um mínimo histórico. É novidade para poucos a mina de gargalhadas que reside nos comentários públicos dos cibernautas em sites como os d'A Bola, Record, etc. Ora foi mais precisamente no Mais Futebol que me deparei com este orador nato. Tentei cortar "palha" para não cansar os olhos e a mente, mas não me foi possível e, assim sendo, passo a citar o dito comentário e, também, uma boa resposta de alguém que, tal como eu, se deleita com estes pregadores do pentium:


"tas enganado voçes vão jogar com o bi campeão português e que tem uma ventagem de 14 pontos sobre voçes e ganharem a voçes na 2° jornada quando luvarem um banho de bola no dragão, e na taca ganharem roubado como toda a gente viu um penalty do "tonel" falas falas fomos campeões em alvalade a 2 anos naquele jogo deçisivo golo do jorginho lembras-te? =) entao não fales voçes são uma vergonha seus lagartos! tas a falar do fatima não te esqueças que voçes tambem perderem com o fatima so que a diferença e que foi uma eliminatoria a 2 maos,o porto so foi a 1 mao e perdeu nos penalties que é uma lotaria até o man utd podia perder!!! FC PORTO TRI CAMPEÃO SOMOS OS MAIORES MAI NADA!VAMOS A ALVALADE COM TRANQUILIDADE DESPACHAR OS LAGARTOS QUE SÃO MUITO FRANQUINHOS JA NÃO GANHEM A TANTO TEMPO JA NÃO ME RECORDO DA ULTIMA VITORIA QUE TIVEREM"


Resposta:

"O Sporting tem sido claramente beneficiado pelas arbitragens, daí se explica os inumeros titulos que tem conquistado ao longo destes anos, sobre isso que não haja dúvidas. Já o FCPorto, pela pessoa do seu presidente tem se notabilizado pela sua postura irreprensível a todos os níveis no que diz respeito à ética desportiva, para além de, como é do domínio público, levar uma vida privada de virtude baseada nos mais elevados valores morais.
Nós os Lagartos, somos uma vergonha.

PS- Manual de gramática portuguesa a 25euros no feira nova esta semana."



PS do autor, para não ficar atrás do homem que fez o PS na resposta ao comentário: Eu quero acreditar que o texto absurdo acima é de alguém com um extremo sentido de humor, e que gosta de provocar os outros. Haverá outra justificação para a genialidade presente no contraste entre a abundância de ç em sítios errados, contra a ausência do mesmo quando era chamado a intervir, nomeadamente na taca (taça)?


2 comments:

Peter!!! said...

Gajos como esta preçiosidade à aos milhões! Adoro passar pelo Record e ver as verdadeiras hobras de arte contemporania da nossa sossiedade!

PS
Já agora, onde é que posso comprar esse dicionário? Çinto que preciso...

Tiago Rebelo de Andrade said...

O que é isto?? Inqualificável ou como tu dizes, bom sentido de humor