Wednesday, November 28, 2007

António António





Sem qualquer pretensão de me projectar ciberneticamente como um connaisseur de Andebol, gosto de me gabar de ter uma memória que, apesar de débil, compensa essa lacuna com o assimilar de demasiada informação inútil. E aos anos que sou assolado por lembranças recorrentes desse grande senhor do livre de 7 metros, o ex-capitão e central António António (para quem não sabe, central no futebol é um defesa, mas no andebol é o organizador, aquele que no futebol seria o nº10 e maestro da equipa, coordenador de acções ofensivas. Isto para quem não sabe). Tenho poucas dúvidas e ainda menor pudor em elevar esse nome ao zénite dos melhores nomes desportivos de sempre. Entenda-se por "nome desportivo" a designação que um profissional elege para se destacar dos demais quando verifica já haver demasiados "Raúles".
Lamentavelmente, e numa época em que tudo aparenta estar online, António António não está. Tenho igualmente poucas dúvidas em considerá-lo a única pessoa que não está online.
Em compensação, está online um homónimo do mesmo, coberto em camurça:


Agora que à memória de António António foi feita justiça, uma história sobre homónimos escrita na voz de um heterónimo:

"Sábado passado fomos novamente jantar a Cacilhas. Nunca tinha alcançado a proveniência do nome cacilheiro e hesito agora sobre se o deveria ter admitido. Adiante. Éramos muitos, há quem diga que demasiados. Um grupo barulhento e exclusivamente masculino. O jantar era marisco. Nada de especial. A meio do jantar, já com um considerável grau de alcoolemia que não pode servir de atenuante, verifica-se que Tolin (cujo nome verdadeiro é Martinho) estava a ser beneficiado na distribuição de imperiais, com um tráfico estranhamente fluido entre copos vazios e cheios na sua ponta da mesa. Quando confrontado com a situação, justificou-se com o nome do empregado de mesa: Também se chama Martinho, é meu horónimo. Estupefacto mas silencioso, aguardei reacções. Não tardaram. Doctoré (cujo nome verdadeiro é Pedro), revolta-se: És mesmo estúpido! é honónimo que se diz! Satisfeito pelo excelentemente temporizado compasso de espera, deliciei-me com um gozar em dose dupla."

Lavagante.



Remato este post com um inevitável regresso ao grande desporto que o abriu. António António estava para o panorama nacional como outro grande nome estava para o estrelato mundial: aquele que a certa altura foi considerado o melhor jogador do mundo, outro atleta que me assola heterossexualmente os sonhos, o francês Jackson Richardson. Este está, muito justamente, online:


No comments: