Saturday, February 23, 2008

Starbucks chega a Portugal



Estranhamente tarde, eis que a Starbucks se prepara para entrar no mercado português, numa joint venture com a cadeia espanhola de posh fast food, Vip's.

Não se atemorizando pelo rotundo insucesso da marca cup&ccino em Portugal, a Starbucks apresenta basicamente o mesmo serviço mas sustentado por todo um mediatismo que a envolve e que lhe permitiu estar em cada esquina, por exemplo, de Manhattan.

Ainda no passado fim-de-semana, estava eu em Times Square com o Manuel Xara Brasil e deu-nos um anseio pouco másculo por caffe latte com uma pitada de baunilha no topo, envolta pela espuma que a aconchega como um anjo entre as nuvens... "Slap" esbofeteio-me para ganhar uma entretanto desaparecida compostura. Estávamos em busca de um starbucks, mas tivemos que andar 3, REPITO 3 quarteirões para encontrar um! "É como a polícia, quando precisas de um, nunca está por perto" diziamos. E sim, esta situação é exemplo categórico.

Para nós, portugueses, nada há a perder com a chegada da cadeia às nossas ruas: se vingar, óptimo, mais uma opçao e um sítio fashion para passar uma tarde com amigos ou com o macintosh; se não vingar, óptimo, manteremos a nossa postura de povo irascível e de costumes bem vincados nesta ponta da Europa.

1 comment:

Anonymous said...

Onde e' que leste essa noticia?

Espero que desta vez seja verdade, pois pelo menos ha 4 anos veio um artigo no Expresso exactamente sobre isso (ha' ja' varios anos que os tipos do Vips tem o direito de franchising da marca Starbucks tanto em Espanha como em Portugal, mas tem vindo a adiar constantemente a abertura da 1a loja em Lisboa).

Pequena correccao na tua historia: estavamos a 3 quarteiroes do Times Square quando nos deu a vontade de tomar um cafe-abichanado. Foi exactamente na Praca dos Tempos que acabamos por compra-lo. Isso faz entao os 3 quarteiroes que tivemos de percorrer ate encontrar um Starbucks ( e que na altura pareceram muitos mais!)

Abracos

Manel