Wednesday, March 19, 2008

Made in Alvalade

Temo que a derrota na final da taça UEFA em Alvalade frente ao Cska tenha sido o auge futebolístico de toda uma vida como associado do Sporting. Probabilisticamente, pode muito bem vir a sê-lo.

Se há um sonho que todos os adeptos têm é de vir a jogar a nº10 pelas cores por que agora torcem. Depois deste, há o sonho de ver a sua equipa ganhar a Champions. Se a ganhar com uma equipa maioritariamente portuguesa, melhor. Se, para alem de portugueses, a maioria dos jogadores forem prata da casa, perfeito.

Sonho esse que foi pela última vez alcançado em 1995 pelo Ajax de Amesterdão. Comandados por Louis Van Gaal, a equipa era formada por um sem-número de jogadores formados na escola do clube: van der sar, reiziger, rijkaard, frank e ronald de boer, seedorf, davids, kluivert... Venceram na final o todo-poderoso Milan, o que tornou o seu feito tão mais especial.

Se, na década de 90, a escola de futebolistas do Ajax era indubitavelmente a mais famosa do mundo (se não mesmo a melhor), actualmente é-me custoso encontrar uma escola com maior produtividade que a de Alcochete.

E, tomando como exemplo a mais recente convocatória de Scolari, temos que todos os médios excepto um são produtos leoninos:
Médios: Carlos Martins (Recreativo), João Moutinho (Sporting), Miguel Veloso (Sporting), Raul Meireles (FC Porto), Cristiano Ronaldo (Manchester United), Nani (Manchester United), Ricardo Quaresma (FC Porto) e Simão (At. Madrid).

A matéria prima teima em aparecer. Resta-nos então sonhar, a nós adeptos do Sporting, que um dia tenhamos o dinheiro para os segurar durante duas épocas seguidas e, quiçá, concretizar esse sonho aparentemente inalcançável.

4 comments:

XBES said...

Nao sabia que o Raul Meireles tinha passado pelas escolas do Sporting...

Outros jogadores que tambem poderias mencionar incluem nomes como Hugo Viana (se bem que ande um pouco apagadinho) ou Miguel (um passagem fugaz, mas suficiente para ter o nosso carimbo). Ou mesmo o proprio Adrien Silva.

Convido-te a ver este video feito pela BBC: http://www.youtube.com/watch?v=WJeJXwosZ5o

abraco

Mikesm23 said...

O Raúl Meireles é o tal que não passou pelas escolas do Sporting. Era do Boavista e tantas vezes eu desejei que ele tivesse sido adquirido...

XBES said...

Tenho que comecar a ler os posts com mais atencao...:)

LCF said...

Gostei mto de ver o vídeo "best youth academy in europe", agora só nos falta o "sporting lab" para termos não só os putos mas tb as velhas máquinas a jogar como no milan!

mike, obrigado por clarificares as duvidas. Tb eu desejei mto por um raul meireles, um bosingwa, um FARY FAYE!