Wednesday, December 19, 2007

Opening Scene

Falando de cinema, temos o final como a parte fulcral da película: enquanto um grande final pode revolucionar um filme até então fraquito, nenhum filme será grandioso sem um final digno. Têm direito de discordar, mas serão sodomizados até à morte (aí está: mau final).

Para a minha pessoa (e, por filiação, para os meus servos), a par da cena final e desde que o "recheio" não seja composto por um croata a recitar poesia enquanto salta à corda (na sua lingua materna, entenda-se), a cena introdutória revela-se, também ela, fundamental. Se me agrada de sobremaneira, a cena seguinte pode ser algo saído do Saw 3 que mesmo assim o filme cair-me-á no goto.

E assim sendo largo aqui 3 cenas introdutórias que me saltam imediatamente à memória, ou seja, que me marcaram por x ou por y.

#1 Closer: com "blower's daughter" como banda sonora, até um croata a recitar poesia enquanto salta à corda era capaz de se safar.

#2 Reign Over Me: A música (graham nash, já deve ser avô), o cenário (Nova Iorque), a trotinete...

#3 Lord of War: brilhante, uma cena que poderia só ela ser uma curta.




No comments: