Tuesday, April 8, 2008

Carta às Logas Sinjer

PREZADAS LOJAS SINGER,

Venho por este meio indagar sobre o vosso estado de saúde. Sou do tempo em que tudo era patrocinado pela vossa marca, e isso dava-me conforto: Sabia exactamente onde poderia comprar aquele micro-ondas. A minha vida acompanhou-vos para baixo da captação de radar. Estou triste, por mim/vós e porque a minha relação com a Célia já passou por melhores dias. Felizmente, a Monica Sintra mostrou-se esta semana totalmente recuperada da bulimia e da anorexia. Nem tudo é negativo na minha vida, valha-nos Deus nosso senhor.

Venho também por este meio, o mesmo referido no parágrafo acima, pedir-vos um orçamento para o meu leitor de cassetes escangalhado, onde passo a música da minha predilecção, enquanto pratico o meu 2º amor (depois da Célia - se estás a ler isto, amo-te tanto pah), a Calistenia. Sim, este corpo não provém apenas da dança rítmica às quartas feiras ao final da tarde. No outro dia, na aula, inventei uma graça impecável quando me perguntaram quais os meus ritmos músicais favoritos: "aprecio bastante Electro-pop, Electro-jazz e Electro-encefalograma", e irrompi num vendaval de gargalhadas que me obrigou a ir mais cedo para casa, tantas eram as dores abdominais. Imagina que ainda no 51 me vinha a rir! Tenho um sentido de humor cativante, já mo tenho dito.

A minha última questão prende-se com a incoerência entre a versão escrita e oral do vosso nome. Escreve-se Singer mas lê-se Sinjer. Novamente recorrendo ao meu humor apurado, imagino o vosso inventor, um qualquer bem-falante de Belas, apologista de que não é necessário perceber a língua inglesa para a achar esteticamente belíssima.
"Já sei, vou-lhe chamar Sinjer! S-I-N-G-E-R."
"Caro amigo, ressalvo o facto de que isso se lê Singer"
"Tolice, a loja é minha, vou chamá-la Sinjer! S-I-N-G-E-R!"
"Mas, caro amigo..."
"Olha para ali: estás a ver as prestações do teu fogão a subir? Eu estou."
"Anunciarei ao mundo as condições imbatíveis de financiamento da loja Sinjer"
"Aprecio. Aqui tens o fogão. Tem 2 bicos para cozinhares duas coisas ao mesmo tempo!"

Sem mais, despeço-me com os mais cordiais cumprimentos e esperando que a vossa rede de lojas retome a posição de top que jamais mereceram largar.

Boas!
Charles Ventura.

No comments: