Tuesday, April 29, 2008

HAIKU

...é um estilo secular de poesia japonesa. Caracteriza-se pelo uso de 1 estrofe com 3 versos de 5, 7 e novamente 5 "on"'s, respectivamente, sendo que o "on" é um método japonês de contabilidade, semelhante às nossas sílabas. Haiku tem 3 "on"'s em Ha-i-ku.

Ora li mais de 20 haikus em busca de sentido para os "on", mas apenas consegui perceber que o verso do meio é mais longo e que a maioria dos poetas amadores que se lançaram aos haikus têm o seu próprio método de contabilidade "on"ico.

Mas uma coisa é certa, é a arte de dizer muito com pouco. Ou a arte de ser misteriosamente ignorante, que bate todos os dias da semana a arte de ser meramente ignorante.

Um exemplo em britânico:

are you sitting stuck
frozen to the vinyl bench
that you love so much

Contando "on"'s:


are' you' si'tting' stuck' (5)
fro'zen' to' the' vi'nyl' bench' (7)
that' you' love' so' much' (5)


Quem disto souber e a minha ignorância se dispuser a saciar, sou todo ouvidos.

Lançando-me eu próprio ao Haiku, e adaptando um extracto duma obra previamente escrita pela minha apedeuta pessoa, temos que:

Fumega agora alcatrão
Onde outrora pássaros cantavam
Escarrados pelos céus

Contando "on"'s:

Fu'mega' agora' al'catrão (5)
Onde' ou'trora' pá'ssaros' can'tavam (7)
Escar'rados' pelos' cé'us (5)


E eis a chance para todos aqueles (três) que dizem sempre "ah nunca sei o que comentar" de se chegarem à frente e escreverem o seu próprio Haiku na parte dos comentários, para posterior possível postagem na frente do blog.

Se a minha brasa de Haiku não for inspiração suficiente: http://womenaslovers.com/haiku.php


7 comments:

TRA said...

sapatos magoam os pés
mas as velhas da peneda nao se importam
não usam soutien

sa'patos'magoam'os'pes (5)
mas'as'velhas'da'peneda'nao'"simportam" (7)
nao'u'sam'sou'tien(5)

TRA said...

la vai outro la vai outro:
acho que estou a perceber como funcionam os "on"

-funicular
-de casa da minha avo ate casa da minha tia que é muita longe
-é a subir

- fu'ni'cu'la're(5)
-decasada'minhaavoaté'casadaminha'tiqueé'muita'lon'ge (7)
-é'a'su'bi're

TRA said...

cavalo que galopas
ja alguma vez te perguntaste
quais as tuas horas?

LCF said...

adesão entusiástica bela indivídua andrade, à qual agradeço.

Zeca, Rita, Xbes, larguem aqui um haiku se têm túbaros (sim, rita, prova que os tens, e dos inchados!)

R. said...

Isso é comigo? Não, pois não? É que senão encho-te isto de haikus

Anonymous said...

ele veste prada e Gant.
ele costuma tomar longos banhos de Lava.
so pode ser o LavaGant.

LCF said...

que delicia.

gostei especialmente dos "longos" banhos de lava...